Os pedestres que circulam com freqüência pela Avenida Marechal Deodoro podem ficar tranqüilos. Nas obras de revitalização das calçadas da avenida, a Prefeitura de Curitiba está construindo uma grande faixa central para pedestres, com piso antiderrapante, que garante maior segurança e conforto, deixando apenas uma pequena pista – destinada à instalação de lixeiras, postes, sinalização de trânsito etc -, na beirada da rua, em pedra portuguesa (petit pavé).
A Prefeitura está investindo na revitalização da Marechal Deodoro R$ 2,5 milhões, com recursos próprios.
A recuperação das calçadas da Marechal Deodoro inclui também pista tátil para deficientes visuais, rampas de acesso para portadores de deficiência e paisagismo. A obra obedece inteiramente a Lei Municipal 11596/2005, que em seu artigo 3º determina: "Os materiais empregados na construção, reconstrução ou reparo das calçadas, especialmente do pavimento, entendido este como um sistema composto de base, sub-base e revestimento, da faixa livre, deverão garantir superfície firme, regular, estável e não escorregadia sob qualquer condição".
A área para pedestres terá de 4 a 5 metros de largura em blocos de concreto pré-moldado. O material é regular e antiderrapante, como pede a lei. Essa faixa de concreto ficará desimpedida de qualquer obstáculo ao percurso de pedestres, o que corresponde à faixa livre determinada pela legislação.
A pequena faixa junto ao meio-fio, em petit pavé, será destinada ao mobiliário urbano. Ali serão fixados todos os equipamentos que podem representar obstáculos para os pedestres, como postes de iluminação, bancas de revistas, lixeiras e paradas de ônibus.
As obras nas calçadas da Marechal Deodoro incluirão nove quadras, em quase um quilômetro, entre as ruas Desembargador Westphalen e Mariano Torres. Entre os maiores avanços da recuperação da Marechal Deodoro estão as pistas táteis, nos dois lados da rua, para portadores de deficiência visual. A medida está de acordo com a norma NBR-9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A área de pista tátil será de 1.670 metros. Também de acordo com a ABNT, serão implantadas em todas as esquinas rampas de acesso para pessoas que usam cadeiras de rodas. Serão 70 rampas.