A Blausiegel, indústria farmacêutica de capital 100% nacional, teve aprovada pela ANVISA a nova bula da vacina contra meningite, que permite a sua utilização em duas doses para crianças menores de um ano de idade e amplia o seu prazo de validade para 36 meses (anteriormente eram 24 meses).

continua após a publicidade

?Anualmente, são registrados cerca de 120 mil casos de meningite C no mundo, com taxa de mortalidade entre 10% e 15%. A meningite ataca indivíduos de todas as idades, mas sua maior incidência ocorre em crianças menores de cinco anos, faixa etária em que se verificam cerca de 60% dos casos?, explica Gilberto Freitas, responsável pela Divisão Vacinas da Blausiegel. ?Essa vacina faz sucesso em todo o mundo, pois, além de contar com a alta tecnologia da Chiron, é a única liofilizada (desidratada por meio de congelação brusca e, a seguir, alta pressão em vácuo). Além disso, devido à mudança em sua bula, poderá ter seus custos diminuídos, se tornando mais acessível a toda a população.?

Outra novidade apresentada pela empresa é a comercialização ? também já aprovada pela ANVISA – das vacinas para poliomielite via oral e contra a gripe. Até março de 2006, a Polioral já estará sendo comercializada no Brasil.

No final de 2004, a Blausiegel fechou contrato para ser distribuidora exclusiva no Brasil de três tipos de vacinas (para meningite, gripe e poliomielite) produzidas pela Chiron, empresa com sede nos EE.UU. e fábricas de vacinas na Alemanha, Itália e Reino Unido, que serão introduzidas no mercado até o final de 2006. As vendas estimadas são de US$ 5 milhões para o próximo ano.

continua após a publicidade