O Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil escolheu o município de Nova Tebas, próximo a Ivaiporã, para sediar as atividades do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. Embora a data seja comemorada todo dia 12 de junho, o evento acontecerá no dia 11, sábado. ?Escolhemos o município porque apresenta um nível de Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) baixo ? 0689, quanto mais próximo de 1 maior é o índice ? e uma taxa de pobreza também alta ? 47,37%, corrrespondente ao percentual de famílias pobres do local, ou seja, com renda per capita igual ou inferior a R$ 300.
Além disso, Nova Tebas é o segundo município do Paraná com maior número de crianças e adolescentes da área rural inscritas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). São 1,8 mil beneficiários.?, explica uma das coordenadoras do Fórum e da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP), Elza Maria Campos.
A programação é composta por palestras e oficinas sobre doze temas relacionados ao combate à mão-de-obra infantil. Cerca de 2,3 mil crianças de escolas públicas, incluindo as beneficiadas pelo PETI, e seus pais vão participar das atividades organizadas por mais de 400 pessoas aproximadamente. Além da Secretaria do Trabalho, a Secretaria de Educação, a Delegacia Regional do Trabalho, a prefeitura de Nova Tebas e o Núcleo Regional de Pitanga são promotores do evento.
O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil é comemorado desde 2002 a partir de uma iniciativa da Organziação Internacional do Trabalho (OIT). O objetivo da data é sensibilizar governo e sociedade para a luta contra o uso da mão-de-obra de crianças e adolescentes.
Em 1992, o Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC) da OIT foi criado em conjunto com os governos, empregadores e trabalhadores. A finalidade da ação é oferecer auxílio técnico aos Estados participantes para a formulação de acordos e programas de erradicação do trabalho infantil. O Brasil foi um dos seis primeiros países que acolheu o IPEC no ano da sua criação.
Confira abaixo a programação do evento:
Dia Mundial contra o Trabalho Infantil em Nova Tebas
Data: 11 de junho de 2005.
Locais: Parque de Arremates Paulo Klhen ? apresentação e solenidades. Colégio Estadual Carlos Drummond de Andrade ? todas as oficinas.
Programação:
8h as 8h30 ? Café da manhã
8h30 as 9h30 ? Abertura oficial do evento
9h30 as 12h ? Apresentação Cultural
12h as 14h ? Intervalo para o almoço
Oficinas ? todas das 14h as 16h
Tema 1: Trabalho Infantil Doméstico, situação do Trabalho Infantil
Tema 2: Sexualidade, Violência Sexual, Prevenção de DST/Aids
Tema 3: Políticas Públicas e Adolescência
Tema 4: Cultura da Paz, Educação e Adolescência
Tema 5: Prevenção de Drogas e Estatuto da Criança e do Adolescente
Tema 6: Adolescente e o Mundo do Trabalho, questão social na escola
Tema 7: Mídia ? A criança e o adolescente. Direitos do Adolescente e do Professor.
Tema 8: A participação da comunidade na escola ? APMF. Políticas da mulher.
Tema 9: Coleta do Lixo.
Tema 10: Exclusão do povo indígena.
Tema 11: Criança e adolescente negro.
Tema 12: Trabalho Infantil Rural.
Oficina de Hip Hop.