Aqueles que preferem temperaturas mais altas poderão comemorar, pois hoje é o último dia do inverno e, a partir de amanhã, começa a primavera. Segundo as previsões do Instituto Tecnológico Simepar, a expectativa é que a estação das flores seja de temperaturas mais altas e chuvas acima da média. “A primavera vem com influência do fenômeno El Niño, que voltou a se configurar no Oceano Pacífico. Além disso, as chuvas nessa estação serão causadas pela grande umidade proveniente da região Amazônica”, explica o meteorologista Reinaldo Kneib.

continua após a publicidade

Segundo as previsões do instituto, as temperaturas vão aumentar à medida que a primavera se consolida. As regiões oeste, sudoeste, norte e litoral do Estado apresentarão as maiores variações de temperatura máxima e mínima. “Teremos, como característica da estação, dias mais longos e quentes quanto mais se aproxima do verão”, diz.

Alerta

Já para essa semana, o sol que predominou ontem em Curitiba não deverá se repetir nos próximos dias. De acordo com o Simepar, a previsão é que as chuvas fortes voltem a atingir, além da capital, Maringá e Londrina, com maior intensidade. Por tal previsão, Kneib alerta que “os moradores dessas cidades deverão ficar atentos aos raios e possíveis enchentes, a exemplo do ocorrido na semana retrasada”, recomenda.

continua após a publicidade

Segundo o meteorologista, as chuvas deverão começar a partir da tarde de amanhã. “Outra frente fria está chegando ao Paraná. Por isso, a previsão é que essas precipitações fortes comecem a se formar amanhã e atinjam com maior intensidade o Estado na quarta-feira, quando estão previstos os temporais”, alerta. A partir de quinta-feira o tempo volta a abrir.

Mesmo com chuva forte, a temperatura não deve diminuir. De acordo com o Instituto, a máxima prevista para essa semana será de 25 graus, enquanto a mínima será de 11 graus na cidade.

continua após a publicidade