Foto: Arquivo/O Estado |
Região produz quarenta toneladas de laranja por ano. continua após a publicidade |
Integrantes da cadeia produtiva da laranja da região de Cornélio Procópio estão se organizando para a realização do Encontro de Produtores de Laranja de Mesa e Indústria, marcado para 25 de julho, em Nova América da Colina.
Segundo o engenheiro agrônomo Maurílio Soares Gomes, coordenador geral do encontro e executor regional de Fruticultura da Emater, instituto estadual vinculado à Seab, ?este primeiro evento do setor marca a consolidação do trabalho que vem sendo desenvolvido durante uma década nos 23 municípios integrantes da região.
São atualmente 70 produtores rurais na atividade, cultivando 610 hectares e produzindo a média de 40 toneladas de laranja nos pomares adultos com 10 anos. ?A laranja aqui produzida é 60% destinada ao consumo in natura e o restante 40% para a indústria de suco concentrado?, afirma Maurílio.
Pelo Projeto Regional de Laranja, executado pela Emater com a participação da Cooperativa Agroindustrial de Rolândia (Corol) na comercialização e processamento da produção e do Banco do Brasil no financiamento da atividade produtiva, a tendência é a ampliação da área do suco industrial, na meta de totalizar 4,1 mil hectares até o ano 2009.
A comissão organizadora do encontro espera 300 participantes, que durante o dia acompanharão a programação de palestras focando mercado e tecnologia de produção e visitas aos estandes montados por empresas e instituições que atuam no setor.
O encontro é promoção do Governo do Paraná, Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Prefeitura Municipal de Nova América da Colina e Amunop e realizado pela Emater, Iapar, Nova Citrus e Corol.