A Secretaria Nacional de Segurança Pública e a Academia Nacional de Polícia trabalham juntas para implantar o projeto Educação a Distância, Segurança Pública ao Alcance de Todos. O objetivo é melhorar a formação e a capacitação de policiais federais, militares e civis, bombeiros e guardas municipais.
Segundo o diretor de Pesquisas e Ensino da Secretária Nacional de Segurança Pública Ricardo Balestreri, serão criadas 200 telesalas para atender 600 mil profissionais no país.
Balestreri diz que ações desse tipo podem contribuir para a defesa dos direitos humanos. "A gente só consegue isso através de processos educativos. Se nós queremos transformar a segurança pública no Brasil ? que hoje é umas das maiores demandas da população brasileira ?, nós precisamos ter consciência de que esse processo só pode ser realizado através daqueles que operam a segurança pública", explicou.
De acordo com Balestreri, as telesalas vão permitir aos participantes o acesso a diversos meios de comunicação, como um canal exclusivo de televisão via satélite e salas de internet. Por meio dele será possível promover interação com os instrutores. Em 2005, familiares dos policiais também serão atendidos pelo projeto.