As notas dos alunos de escolas públicas e privadas que participam do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) está pior do que há dez anos atrás. A média das avaliações dos alunos em 2005, última edição do Saeb, é pior que a média de 1995. No Saeb são aplicadas provas de português e matemática, com a participação de 270 mil alunos, matriculados na 4.ª e 8.ª séries do Ensino Fundamental, além dos que concluem o 3.º ano do Ensino Médio. As notas podem variar de zero a 500.
Entre os estudantes que cursam a 4.ª série do Ensino Fundamental, de 1995 a 2001, as notas apresentaram oscilação com tendência à queda. Em 1995, a pontuação média em Língua Portuguesa foi de 188,3, chegando a 165,1 em 2001. Em 2003, houve pequena recuperação, atingindo 169,4 enquanto no ano de 2005 os alunos alcançaram 172,3 pontos. O resultado médio ainda é pior que o de dez anos atrás.
O mesmo acontece com matemática. A média subiu de 177,1 para 182,4 entre 2003 e 2005. Mas o resultado ainda é pior que o de 1995, quando a média atingiu 190,6.
Nas demais séries avaliadas pelo Saeb, a situação também é de queda nos resultados apurados, já que não há sinal de melhora desde 2001. De 1995 a 1999, a média da 8.ª série em português caiu de 256,1 para 232,9. No ano de 2001, houve uma pequena melhoria, chegando a 235,2. Nas duas últimas avaliações, as notas continuaram a cair, chegando a 231,9 em 2005.
As menções obtidas na 3.ª série do Ensino Médio na disciplina de Língua Portuguesa também mostram decréscimo nos resultados. Desde 1995 até 2001 foi verificada uma queda consecutiva de 290 a 262. Em 2003, um pequeno aumento para 266,7 e, em 2005, as notas voltaram a cair para 257,6.
Em matemática, as notas são mais inconstantes. Entre 1995 e 1997 aumentaram de 281,9 para 288,7. Em 1999, caíram para 280,3. Em 2001 continuaram a cair para 276,7. Em 2003, subiram um pouco para 278,7 e, em 2005, caíram novamente para 271,3.
Segundo os critérios do Ministério da Educação, alunos com média igual a 175,52 em Língua Portuguesa, que foi a média nacional encontrada para a 4.ª série da rede urbana, são capazes de entender expressões com discurso indireto, compreender narrativas de temática e vocabulário complexos, identificar marcas dos distintos gêneros de texto e a finalidade de um texto jornalístico, entre outras habilidades.
Já os alunos que alcançaram média 239,38 (média nacional para a 8.ª série da rede urbana) são capazes de localizar dados em tabelas mais complexas, identificar gráficos de colunas correspondentes a números positivos e negativos, converter medidas de peso e calcular o perímetro e a área de figuras geométricas.
No último Saeb, participaram da prova mais de 190 mil alunos de quase seis mil escolas de todo o País, urbanas e rurais. O MEC divulgou, no último dia 7, em Brasília, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Censo Escolar da Educação Básica e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).