O campeonato paranaense de 2005 teve uma final fantástica, típica de deixar o torcedor com os nervos à flor da pele. Atlético e Coritiba fizeram um grande jogo, digno de um dos maiores clássicos do Brasil. No desfecho, prevaleceu a raça atleticana sobre a vantagem alviverde e o rubro-negro, nos pênaltis, conquista seu 21º título estadual.
O prenúncio de que o Atlético seria vitorioso já se anunciava quando o técnico do Coritiba Antonio Lopes veio com uma formação excessivamente defensiva e surpreendeu a todos com a escalação de Pepo, volante de contenção, no lugar de Marquinhos, meia de criação.
Como era de se esperar, desde o início do jogo o Atlético ditava o ritmo de jogo e pressionava a todo tempo o time alviverde, que atacava esporadicamente seu adversário em contra-ataques não muito bem sucedidos.
O nervosismo atacava os dois lados e logo a 11 minutos Aloísio, pelo Atlético, e Miranda, pelo Coritiba, foram expulsos de campo após trocarem bordoadas dentro da área do Coxa.
Com um jogador a menos na zaga, Lopes optou por praticamente abdicar do ataque e colocou Flávio no lugar de Marciano. Edinho, por sua vez, não mexeu no seu time, que continuava a incomodar o goleiro Fernando, o grande destaque pelo lado do Coxa.
A melhor chance do primeiro tempo foi nos pés de Dênis Marques, que, sozinho e embaixo do gol, chutou pra fora. Fabrício também assustou a torcida após cobrar uma falta com maestria em que Fernando fez uma extraordinária defesa.
O segundo tempo começou como terminou o primeiro, com o Atlético fazendo uma blitze na defesa alviverde. Num desses lances, Dênis Marques chutou de longe e a bola caprichosamente beijou as duas traves, mas acabou não entrando.
Não demorou muito e aquilo que era uma ?crônica de um gol anunciado? aconteceu. Ticão cruzou para Lima, que havia entrado no lugar de Fernandinho, que escorou de cabeça para Dênis Marques limpar o marcador e chutar forte, na saída de Fernando. Festa da torcida atleticana, que jogava junta com o time.
O gol fez o Coritiba se espertar um pouco e passou a incomodar o Atlético. Num contra-ataque rápido, que contou com o vacilo da defesa rubro-negra, Capixaba tocou para Rodrigo Batata, livre de marcação. O jogador não teve tranqüilidade (ou seria know how?) e acabou chutando fraco, nas mãos de Diego.
Os dois times ainda tentaram algo mais na etapa complementar, mas o cansaço tomava conta dos atletas e pouco foi criado.
Prorrogação
Se no primeiro e segundo tempo só deu Atlético, na prorrogação só deu Coxa. Logo nos primeiros segundos de jogo, Rafinha avançou pela direita, driblou Marcão, foi até a linha de fundo e chutou forte. A bola bateu na rede pelo lado de fora. O Atlético tentou responder em seguida com Dênis Marques, mas a defesa do Coxa estava bem postada.
O Atlético se entregou em campo, ao passo que o Coritiba tinha mais gás e pressionava os donos da casa. Num desses ataques, Lima chegou a tirar uma bola quase de dentro do gol. Mas faltava qualidade ao ataque alviverde e as chances iam sendo desperdiçadas e a prorrogação terminou em 0 a 0.
Pênaltis
Chegava então a famigerada decisão por pênaltis. Após uma certa demora em decidir o lado para se cobrar as penalidades, Capixaba, pelo Coxa, abria os trabalhos. O jogador alviverde cobrou mal e mandou a bola por cima do gol de Diego, ao passo que Alan Bahia bateu bem e pôs o rubro-negro na frente. Depois veio a vez de Rafinha e Fabrício e ambos converteram, assim como Negreiros e Maciel. Reginaldo Nascimento chutou na trave a chance do Coritiba empatar o placar. Lima, ex-coxa, tinha em seus pés o pênalti que poderia dar ao Atlético o título. Ele cobrou bem e fez 4 a 2 para o Atlético. A torcida atleticana foi ao delírio e começou a comemorar mais um título paranaense. Parabéns para todos os jogadores e para a torcida do Atlético, que acreditaram no título e merecidamente fizeram a festa, impedindo o tricampeonato do seu rival. Parabéns também ao Coritiba, pois vendeu caro sua derrota no jogo de hoje.
