A maioria dos americanos se opõe ao pedido do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, de envio adicional de tropas americanas ao Iraque, informou nesta quinta-feira (11) o jornal Washington Post. Uma pesquisa conduzida em conjunto entre o jornal e a ABC News após o pronunciamento de Bush revelou uma ampla e forte oposição ao envio de cerca de 21.500 soldados ao Iraque: 61% dos entrevistados se opõem ao aumento do número de tropas – com 52% se opondo "fortemente" à ação presidencial. Apenas 36% apóiam o aumento, com 25% dando apoio total ao acréscimo.
O suporte ao acréscimo de tropas é um tanto maior entre os 42% de americanos que assistiram ao discurso presidencial. Quarenta e sete por cento dos espectadores acreditam que o aumento foi uma boa idéia, mas os correligionários do presidente estão mais abertos a ver e ouvir seus anúncios (72% do público afirmou que viu ou ouviu o pronunciamento de Bush quando a guerra no Iraque começou, em 2003).
A pesquisa foi feita por telefone em 10 de janeiro entre 502 adultos em diversos Estados americanos. A margem de erro é de 4 5 pontos percentuais para mais ou para menos.
