Noroeste debate os planos regionais de desenvolvimento estratégico

Cerca de 350 participantes estarão debatendo nesta terça-feira (14), das 14 às 18 horas, no Cesumar, os planos regionais de desenvolvimento estratégico. Estarão presentes prefeitos, secretários municipais, vereadores, dirigentes de associações de municípios, entidades representativas da economia regional, representantes de universidades, do terceiro setor, de secretarias estaduais e demais interessados.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano do Paraná e superintendente do Paranacidade, Luiz Forte Neto, o seminário inova o conceito de planejamento e gestão. ?As demandas e potencialidades de cada região serão previamente debatidas com as lideranças, entidades e cidadãos de municípios que compartilhem interesses semelhantes, visando à integração de ações e investimentos através dos planos regionais de desenvolvimento estratégico?, acentua.

Os estudos preliminares para a estruturação dos projetos foram feitos por equipes multidisciplinares integradas e segundo convênio entre SEDU/Paranacidade, Ipardes e Universidade Federal do Paraná. O encontro aproveitará também os resultados de iniciativas anteriores com enfoque regional, a exemplo do ?Fórum Futuro 10 Paraná?. A sua proposta central é a elaboração de amplo e detalhado painel de reflexões e reivindicações de cada região do Estado.

Viabilização de projetos

Nesta primeira fase, de caráter interativo, os representantes locais e da região Noroeste apresentarão críticas e sugestões. Depois, entre abril e maio, haverá novo e definitivo encontro para exposição da versão definitiva do plano estratégico para cada região. Serão considerados três cenários: atual, tendências e desejável. A partir daí, haverá o estabelecimento de normas de ações objetivas e imediatas para o desenvolvimento.

Governo do Estado e prefeituras proporcionarão uma nova dimensão no papel de condutores do desenvolvimento a partir dos valores que devem nortear a cooperação entre Estado e sociedade, como solidariedade, redução de custos e ganhos de escala. Os debates serão conduzidos pelo secretário Forte Netto. Os temas centrais são geração e distribuição de emprego e renda; infra-estrutura e integração; preservação ambiental; apoio ao empreendedorismo; e demandas sociais nas áreas de educação, saúde, saneamento, habitação e segurança.

Os seminários – nesta primeira fase – estão previstos para Londrina (segunda-feira- dia 13), Maringá, Toledo, Guarapuava, Ponta Grossa,e Curitiba. Os encontros da segunda fase (ciclo propositivo) estão marcados para maio: Londrina (dia 8), Maringá (9), Toledo (10), Guarapuava (11), Ponta Grossa (12) e Curitiba (15).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo