A candidata à Presidência da República Heloisa Helena (PSOL-AL) improvisou hoje um minicomício no centro da capital gaúcha. Falando com um equipamento de som portátil, a senadora criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que ministros e ex-ministros estão agindo "como moleques de recado e espalhando mentiras pelo Brasil". Ao ser perguntada se o presidente estaria se beneficiando da máquina pública na campanha, a candidata afirmou que "seria preciso inocência ou vigarice" para negar isso. Questionada se Lula seria corrupto, ela declarou: "Eu já disse isso várias vezes. Se você quer uma manchete, ele é corrupto.

continua após a publicidade

Referindo-se ao presidente como "sua majestade barbuda", Heloisa Helena voltou a pedir que ele "desça da sua arrogância e covardia política e venha para os debates". A senadora afirmou que o Brasil não pode mais conviver "com as migalhas da inclusão social". Também criticou a taxa de juros e defendeu a reforma tributária. Numa referência aos adversários Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), disse que enquanto "eles cortam os céus do Brasil com o Aerolula e o jatinho tucano, nós estamos aqui humildemente com esse pequeno solzinho (símbolo do PSOL) para falar".

Heloisa Helena disse que seus quatro eixos de campanha são democratização da riqueza, das políticas sociais, da informação e cultura, da terra e dos espaços urbanos. Criticou a desvinculação de receitas da União (DRU) e afirmou que "só dois setores continuam ganhando muito no Brasil: banqueiros e políticos corruptos".

continua após a publicidade