No Paraná, chuvas atrapalham vacinação de idosos e campanha é prorrogada

As chuvas que atingiram o Paraná nos últimos dias atrapalharam o trabalho de vacinação dos idosos em vários municípios do Paraná. Com isso, a Secretaria de Saúde prorrogou a campanha em todo o estado até o próximo dia 11 de maio. Segundo a diretora do Departamento de Doenças Imunopreveníveis, Mirian Woiski, foram vacinados até agora aproximadamente 460 mil idosos, o que representa 52% da população paranaense nessa faixa etária.

?Alguns municípios ficaram sem energia elétrica devido as chuvas e todo o material enviado foi perdido, mas a secretaria já repôs o estoque. No interior, o acesso aos postos de saúde também foi prejudicado e além disso ainda tivemos um feriado no meio da semana?, lembra a diretora.

Em algumas regionais de saúde, a meta mínima proposta pelo Ministério da Saúde, que é vacinar 70% dos idosos, já foi superada. Na região de Ivaiporã, por exemplo, a cobertura já está em 76% . Mas a meta estadual é pelo menos repetir os índices do ano passado, quando a cobertura no Paraná ficou em 89,3%.

As secretarias municipais de saúde estão disponibilizando equipes que se deslocam até as casas dos idosos que não podem se locomover e equipes volantes percorrem locais de grande circulação de pessoas para levar a vacina e informações sobre sua importância.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo