Neste semestre, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd ? vai formar 65 mil alunos de 4as séries do ensino fundamental em todo o Paraná. O programa é levado a todas as escolas públicas e privadas pela Polícia Militar e já formou 400 mil crianças, desde sua implantação, em 2000. ?Cada cidade faz a sua comemoração para a formatura das crianças, e cada uma tem suas características?, comentou a major Rita Aparecida de Oliveira, coordenadora operacional do programa.

continua após a publicidade

Além da formatura dos 10 mil crianças com idades entre 9 e 11 anos, em Curitiba, nesta sexta-feira (01), a Polícia Militar entregou certificado de participação no Proerd em mais seis cidades. Os alunos de Ponta Grossa, Mamborê, Itaipulândia, Nova Tebas, Pontal do Paraná concluíram o treinamento de prevenção às drogas. No sábado (02), a Polícia Militar entrega os certificados para os alunos de escolas da rede pública e privada de São José dos Pinhais. A solenidade será no Ginásio de Esportes Ney Braga, às nove da manhã.

Até o final do mês, mais 26 formaturas serão realizadas pelo Proerd em todo o Paraná. Desde o começo de junho até agora a Polícia Militar já concluiu o curso em 25 cidades do interior do Paraná.

Cobertura ? Atualmente, o Proerd está presente em escolas de 164 municípios. ?Nossa limitação é a estrutura?, disse a major, lamentando que a cobertura não possa ser integral a todos os estabelecimentos de ensino fundamental do Paraná. Os resultados do Proerd já foram mensurados pela Universidade Federal do Paraná.

continua após a publicidade

Estudo feito com 105 crianças, cinco anos depois de elas terem participado do curso, comprovou que apenas 5 tiveram algum contato com entorpecentes, mas não continuaram o uso. ?O Proerd é uma ferramenta poderosa contra o flagelo das drogas?, avaliou a major Aparecida, que também é vice-presidente do Conselho Estadual Antidrogas, da Secretaria da Justiça e da Cidadania.

No próximo semestre, o programa será estendido às 6as séries e um curso específico para os pais será implantado. ?Assim fechamos o triângulo para a proteção das crianças?, completou a major, referindo-se à atuação da PM junto às crianças e à família.

continua após a publicidade

As escolas que tiverem interesse no programa podem entrar em contato com o Batalhão da Polícia Militar de sua cidade ou ligar para a coordenação estadual pelo telefone (41) 3304-4748 ou 3304-4749.