O que tem a ver uma loja de produtos para festas com uma chocolateria? Tudo! Na loja Cristal Festas, em Goiânia (GO), esses dois negócios funcionam num mesmo espaço. Segundo o proprietário Stel-Mar Ferreira da Cunha, a parceria trouxe mais clientes para os dois empreendimentos, pois quem vai até a loja comprar objetos para festa, acaba encomendando bombons e vice-versa.
"Tenho vários parceiros que montaram suas lojas dentro da minha. Dessa forma, ganho porque ofereço comodidade e agilidade para meus clientes. Eles sabem que aqui vão encontrar tudo o que precisam, num só lugar", revela Ferreira.
Por outro lado, para os empresários da Néctar de Chocolate ? lanchonete e chocolateria, a união reduziu as despesas pela metade. "Antes éramos apenas clientes da Cristal Festas; hoje, somos parceiros. Continuo sendo cliente, mas com um diferencial: agora compro a matéria-prima, no caso o chocolate, com preço de custo. Também reduzi minhas despesas pela metade, pois não gasto mais como aluguel, luz e água", conta o empresário Felipe Guilherme Lima.
A Néctar de Chocolate atua no mercado há seis anos. Entretanto, de acordo com a gerente de vendas, Hosana Alves de Lima, nos últimos seis meses, desde que a empresa passou a comercializar seus produtos e serviços na loja de Ferreira, conseguiu ter um ‘boom’ de crescimento. "Tivemos um aumento de 500% no volume de vendas. É espantoso. Acredito que isso aconteceu porque tivemos a sorte de encontrar um parceiro que casou o fornecimento do principal produto com o ponto de venda", revela.
Outro parceiro da Cristal Festas é a loja Papel de Arroz, especializada em bolos com fotos decorativas. De acordo com o empresário Laudelino Soares Dias Neto, o movimento de clientes triplicou. "No meu caso, ter um ponto de venda dentro da Cristal Festas fez toda a diferença. Encontrei um espaço perfeito, porque é onde o meu público está", afirma.
Entre as três empresas citadas, não há divisórias. O objetivo é que o cliente de uma veja claramente os produtos da outra. Segundo os empresários, essa estratégia é essencial. Afinal, nos três casos, as compras acontecem uma ‘colada’ na outra. "Para este tipo de parceria dar certo, é importante que os negócios sejam integrados. Eles têm que compartilhar o mesmo público", explica Ferreira. A Cristal Festas está há oito anos no mercado e emprega cerca de 80 pessoas.