“No Brasil, pobre não é mais cidadão de segunda classe”, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a dizer hoje (6) que os pobres têm prioridade nas ações do governo. Ele participou da cerimônia de assinatura do documento para a construção da segunda pista de pouso e decolagem do aeroporto Viracopos de Campinas (SP).

"No Brasil, pobre não é mais cidadão de segunda classe", disse o presidente. No discurso, Lula lembrou que o projeto inicial da segunda pista previa a retirada de mais de cinco mil famílias que vivem próximo ao aeroporto.

No entanto, a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) alterou a proposta e direcionou a pista para uma área rural, permitindo a permanência das famílias na região. Com a mudança do projeto, o governo economizará R$ 270 milhões e a comunidade local ganhará pavimentação, iluminação, água encanada e áreas de lazer.

No evento em Campinas, foi lançado também edital para as empresas interessadas em participar do aeroporto industrial que será implantado em Viracopos. O projeto prevê área de 50 mil metros quadrados para as indústrias e um terminal de carga.

De acordo com a Infraero, 230 mil toneladas de mercadorias exportadas para 150 países circulam em Viracopos por ano. Com o aeroporto industrial, a capacidade de movimentação triplicará, o equivalente a 720 mil toneladas por ano, conforme a Infraero.

A cidade de Campinas é considerada um pólo de alta tecnologia do país. Nos últimos quatro anos, movimentou US$ 1,1 bilhão em produtos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo