Manaus ? As urnas eletrônicas que serão usadas no referendo sobre a venda de armas e munição terão que ser transportadas de helicóptero para chegar a cinco seções eleitorais do Amazonas. O estados possui 5.051 seções. "Temos 796 seções no interior do Amazonas, mas na grande maioria ainda é possível chegar de barco. Temos monitorado a situação e, até o momento, somente Caapiranga, Manaquiri e Urucurituba apresentaram problemas", afirmou o juiz eleitoral coordenador da votação no estado, Henrique Levy.
Nas seções eleitorais que funcionam na comunidade do Araras, em Caapiranga, nas comunidades do Lago do Jutaí, Costa do Anamã e Ressaca do Pesqueiro, em Anamã, e Urucarazinho, em Urucurituba, o transporte da urna e dos responsáveis pela votação será feito no sábado, em um helicóptero do 4º Batalhão de Aviação do Comando Militar da Amazônia (CMA). "Em Urucarazinho dá para chegar pelo rio, mas é preciso caminhar 9 horas na lama, até o local da votação", disse o juiz.
O Amazonas tem 1.676.782 eleitores aptos a votar no referendo; 44,6% deles moram nos 61 municípios do interior que estão em estado de calamidade pública por causa da seca.