O nível de emprego industrial recuou 0,1% em junho, tanto na comparação com maio, quanto em relação a junho de 2005. Houve queda ainda no acumulado do primeiro semestre (-0,5%) e em 12 meses (-0,3%), na comparação com iguais períodos do ano passado. Segundo o documento de divulgação do IBGE, "a tendência apontada pelo indicador de média móvel trimestral é de estabilidade, com variação de 0,1% entre os trimestres encerrados em junho e maio".

continua após a publicidade

Na comparação com junho do ano passado – não há detalhamento para os dados com ajuste sazonal (ante mês anterior) – sete dos 14 locais e 10 dos 18 setores pesquisados registraram decréscimo no número de trabalhadores na indústria. Os principais destaques regionais de queda foram Rio Grande do Sul (-8,5%), região Nordeste (-1,6%) e Paraná (-2,2%). No caso dos setores pesquisados, os principais impactos de queda vieram de calçados e artigos de couro (-12,6%), máquinas e equipamentos (-6,4%) e vestuário (-5,5%).

As principais altas regionais no emprego no período foram registradas nas regiões Norte e Centro-Oeste (ambas com 9,8%), São Paulo (1,1%) e Pernambuco (3,2%). Entre os setores, os destaques positivos foram alimentos e bebidas (7,4%); máquinas, aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (5,9%); e refino de petróleo e produção de álcool (12,8%).

continua após a publicidade