O juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto não compareceu à perícia médico-psiquiátrica marcada para a manhã desta sexta-feira (4) no Instituto de Medicina e Criminologia de São Paulo (Imesc), que havia sido determinada pela Justiça Federal.
Em nota, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania informou que o setor de protocolo do Imesc recebeu um documento às 10h20 de hoje justificando a ausência do juiz, que está internado com crise hipertensiva no hospital Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo, desde às 20h30 de ontem.
Segundo nota à imprensa, a perícia serviria para determinar ?se o ex-juiz cumprirá o restante de sua pena em prisão domiciliar ou tem condições de ser transferido para o regime fechado?. Uma cópia da justificativa de Santos Neto será enviada ao juiz responsável pelo caso, que deverá marcar nova data para a perícia.
Nicolau dos Santos Neto foi condenado a 26 anos e seis meses de prisão pelo desvio de R$ 169 milhões das obras de construção do Fórum Trabalhista da capital paulista. O juiz responde por crimes de peculato-desvio, estelionato qualificado e corrupção passiva.