Nicolas Sarkozy assume presidência da França

O político conservador Nicolas Sarkozy assumiu nesta quarta a presidência da França. Ele sucede Jacques Chirac, que passou 12 anos no poder. No discurso de posse, o novo presidente francês prometeu defender a identidade e a independência da França e trabalhar por uma Europa que proteja seus cidadãos. Sarkozy insistiu que irá "trazer de volta valores como o trabalho, o esforço, o mérito e o respeito". Ele afirmou ainda que nunca houve uma necessidade tão grande de se opor à intolerância e ao racismo.

O novo presidente, que também prometeu trabalhar em temas como mudanças climáticas e ajuda à África, terminou o discurso com o tradicional lema "viva a República, viva a França". Ao povo francês, o novo presidente assegurou: "Não vou decepcioná-los". Sarkozy prestou uma homenagem aos seus antecessores, em especial ao general Charles de Gaulle, que ele disse ter salvado a França duas vezes, e a Chirac, por ter "levado os valores universais da França ao mundo".

Chirac transmitiu o poder a Sarkozy numa reunião a portas fechadas que é considerada o ápice da posse e na qual são repassados os segredos nucleares do país. Ao término da reunião, Chirac e Sarkozy cumprimentaram-se diante do Palácio do Eliseu antes de o ex-presidente partir num carro à sua espera. Um salvo de 21 tiros marcou a transferência de poder. Sarkozy aplaudiu o antecessor, acenou e esperou que o veículo de Chirac tivesse deixado o pátio para em seguida retornar ao Palácio, onde viverá pelos próximos cinco anos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo