Neogovernistas inflam segundo mandato de Lula

Alguns deles são chamados de neogovernistas, mas na verdade o que eles são mesmo é sempre governistas. Em seu segundo mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acabou se rendendo às facilidades e ampliou a fatia do governo formada por políticos que no passado enfrentaram o PT e estiveram ao lado de Fernando Henrique Cardoso – e até de outros presidentes, como é o caso do novo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes (PMDB-PR).

Recebido na semana passada no Palácio do Planalto por Lula, o senador Fernando Collor (PTB-AL) é um bom exemplo de como a política dá voltas. Adversário implacável do petista nas eleições presidenciais de 1989, Collor deixou de lado as críticas e é um dos mais novos aliados do presidente. Collor não é exceção. Ele faz parte de um grupo bem eclético que vai desde o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), passa pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), e chega aos líderes do governo na Câmara, José Múcio Monteiro (PTB-PE), e no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). O segundo vice-presidente da Câmara, Inocêncio Oliveira (PR-PE), já foi fiel aliado de FHC, mas hoje é ?lulista até morrer?.

Caminho semelhante ao de Collor foi trilhado por Geddel. Apontado no Congresso, junto com Temer, como uma das ?viúvas de Fernando Henrique?, o político baiano chegou à Esplanada na condição de um dos principais articuladores da ala do PMDB que aderiu ao Planalto. No primeiro mandato de Lula, foi adversário ferrenho da adesão peemedebista ao Planalto. Chegou a chamar de fisiológica a negociação comandada pelos senadores do PMDB José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL) para apoiar o governo.

O pragmatismo levou Geddel a trocar a oposição pela base. A aproximação ocorreu nas eleições do ano passado, quando, em nome da política baiana, ele apoiou Jaques Wagner (PT), que se elegeu governador do Estado. Foi com o aval do petista que Geddel chegou ao Ministério da Integração Nacional como símbolo da coalizão do governo, segundo palavras do próprio presidente Lula.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo