Liminar concedida pela Justiça autorizou a Caminhos do Paraná, uma das concessionárias do pedágio no Estado, a reajustar em 42,86% as tarifas de suas cinco praças de cobrança, desde a zero hora de ontem.

continua após a publicidade

A justificativa do aumento está em que o governo deixou de cumprir sua parte no contrato celebrado com a empresa, há um ano e meio. Enquanto a Caminhos do Paraná executaria a conservação das estradas e atenderia os usuários dos trechos sob sua responsabilidade, de seu turno, o governo não executou obras previstas de manutenção e ampliação.

O aumento de 42,86% não é desprezível e, certamente, representará peso insuportável nos gastos de grande parcela dos usuários das rodovias da região sul do Estado, onde predominam a propriedade rural familiar e as pequenas e médias empresas baseadas no extrativismo do setor primário.

A polêmica em torno das tarifas de pedágio, nesse caso específico, ganhou alento com a expectativa incômoda do não-cumprimento das obrigações assumidas pelo governo. Contudo, esperamos que a firmeza do governador Roberto Requião no relacionamento com as concessionárias não fique obliterada por inexplicável negligência da máquina administrativa.

continua após a publicidade