O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti, teve um encontro reservado no início da tarde de hoje (dia 27), em Brasília, com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. O assunto principal da audiência foi a criação do Ministério das Cidades, que será responsável pelas políticas urbanas do novo governo. “Manifestei meu total apoio ao projeto”, disse o prefeito.
Nedson comentou com Lula as experiências que teve durante a Conferência Mundial sobre Assentamentos Humanos da Organização (Habitat 2) das Organização das Nações Unidas, realizados em Istambul, em 96. O prefeito, na época deputado federal, foi o representante da Câmara dos Deputados no encontro.
Além de Lula, Nedson tratou sobre a criação do Ministério das Cidades com Ermínia Maricato, integrante da equipe de transição de Lula e que foi secretária municipal na gestão da ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina. Ermínia é responsável pela estruturação do novo ministério. “Detalhamos a idéia e a melhor forma de estruturá-la”, disse Nedson.
O Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal no governo Lula também foram assuntos tratados hoje pelo prefeito de Londrina com o coordenador-adjunto da equipe de transição de Lula, Luiz Gushiken. “A Caixa deve ser um agente financeiro do desenvolvimento”, comentou.
Nedson manteve ainda encontros reservados com o presidente nacional do PT, José Dirceu; com Gilberto de Cavalho, assessor pessoal de Lula e irmão da vereadora londrinense Márcia Lopes (PT); além da ex-secretária de Gestão Pública de Londrina Gleisi Hoffman, que também integra a equipe de transição, na área de orçamento. Ontem, o encontro foi com o coordenador da equipe, Antônio Palloci.
Segundo Nedson, o balanço da viagem a Brasília foi positivo, sobretudo porque reforçou o novo papel de Londrina como agente efetivo das grandes decisões nacionais. O prefeito retorna hoje à noite a Londrina.
Nedson discute Ministério das Cidades com Lula em Brasília
2 minutos de leitura
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna