É um recorde: a NBA terá na temporada que começa nesta terça-feira (31) 83 jogadores estrangeiros nascidos em 37 países nas 30 equipes da liga
Apesar da soma, o recorde foi batido por haver um estrangeiro a mais do que na temporada passada, sendo que neste ano 20 das 30 equipes contam com jogadores de fora dos Estados Unidos. Há dez anos, a temporada 1996-1997 começou com 32 estrangeiros de 18 países.
O Phoenix Suns será a equipe com mais jogadores "importados", com sete. A Sérvia é o país que mais cedeu atletas para a liga norte-americana, com oito, seguido pela França, com sete, e pela Eslovênia, com seis.
Argentina e Brasil, que têm cinco atletas cada na liga lideram no continente latino-americano. Os argentinos são Emanuel Ginóbili, Andrés Nocioni, Walter Herrmman, Fabricio Oberto e Carlos Delfino. Do Brasil foram Nenê, Anderson Varejao, Marcus Vinicius, Leandrinho Barbosa e Rafael Araújo.
A Espanha, atual campeã mundial de basquete, passa a ter quatro representantes na NBA: Pau Gasol, José Manuel Calderón, Jorge Garbajosa e Sergio Rodríguez.