Por volta das 23 horas dessa quarta-feira (28), o navio Swift Arrow desencalhou da pedra onde bateu na Baía de Paranaguá. O acidente aconteceu cerca de cinco horas antes, durante a saída do navio do porto, numa área à leste do cais. Conforme informações da Capitania dos Portos, o navio desencalhou depois que a maré começou a subir, e agora está ancorado, aguardando inspeções para verificar possíveis danos no casco.
A Capitania também informou que já deu início ao inquérito de acidentes e fatos de navegação para apurar o que aconteceu. Segundo o Capitão-de-Mar-e-Guerra, Marco Antônio do Amaral Silva, o navio encalhou ao tentar navegar entre os dois canais de acesso ao porto. ?Os dois canais de acesso ao porto, o principal e o do ?surdinho?, estão plenamente aptos à navegação, sem nenhuma restrição. No entanto, o navio passou entre os dois canais e ficou preso numa pedra. Vamos abrir inquérito administrativo para apurar as causas do acidente?, comentou o Capitão.
A portaria baixada na noite de ontem pela Capitania, restringindo a entrada de navios no Porto de Paranaguá na subida da maré, foi revogada na manhã desta quinta-feira (01). Pelo fato do navio ter errado o canal, o tempo em que ficou encalhado não atrapalhou a passagem de outras embarcações que chegaram ou saíram do porto e a operação não foi prejudicada em nenhum momento.