A imagem pouco comum chamou a atenção dos trabalhadores que passavam pelo cais comercial do Porto de Paranaguá na tarde de quinta-feira (31). No berço de atracação 209, localizado nas proximidades do portão principal do terminal, o imponente navio Rio Bueno movimentava mais de 2.300 veículos, modificando a opção original do berço, que normalmente recebe navios para descarga de fertilizantes e movimentação de carga geral (como sacaria, por exemplo), mas que tem prioridade para atracação de navios de passageiros.

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A operação, conforme explicou o chefe de Operações Portuárias, Clauber Candian, aconteceu porque o ponto preferencial, que seria à leste do cais, nas proximidades do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), estava ocupado, mas sobretudo porque o calado exigido pelo navio era de apenas 9 metros. ?O Porto apresentou todas as condições para receber esta operação, sem causar qualquer transtorno às demais atividades do cais, proporcionando, ainda, segurança e agilidade no embarque e desembarque dos carros?, destacou.

A abertura lateral da embarcação também permitiu a atracação diferenciada. Um a um os veículos foram retirados dos porões do navio e perfilados na faixa do cais, antes de seguirem ao pátio de veículos.

Com 161 metros de comprimento, o Rio Bueno é de bandeira chilena e possui 13 andares, sendo quatro localizados abaixo da linha d?água. Originário do porto baiano de Aratu, depois de Paranaguá, o navio segue sua escala para Santos, onde completará seu volume de cargas. O roteiro do navio ? de propriedade da armadora Mitsui O.S.K. Bulk Shipping ? termina no porto de Cabello, na Venezuela, onde desembarcará os veículos.

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As operações do Rio Bueno continuaram durante toda a madrugada e na manhã desta sexta-feira (01) o navio concluiu sua operação. No total, 1.251 veículos foram desembarcados e outros 1.080 embarcados. ?Cada turno de seis horas envolveu a mão-de-obra de mais de 40 pessoas. O navio precisou de quatro turnos para realizar a operação?, contabilizou Luiz Fernando Oliveira, da Mitsui O.S.K. Bulk Shipping, empresa responsável pela operação.

Segundo ele, o índice de pequenas avarias, como riscos na lataria dos veículos transportados pelo Porto de Paranaguá é de 0,01%. ?Já acidentes graves, no Porto de Paranaguá, não houve nenhum em 2006?, afirmou.

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Modernos

Apesar de seu tamanho chamar a atenção, o Rio Bueno será retirado de operação nos próximos meses porque tornou-se pequeno comparado aos navios construídos a partir do ano 2000. Segundo Fernando Oliveira, da Mitsui O.S.K. Bulk Shipping, todos os armadores vêm construindo navios de acordo com a demanda das exportações. ?Os navios de hoje estão mais modernos e os especializados para transportes de carros, por exemplo, já têm duplo casco e a capacidade maior de veículos, chegando a acomodar mais de 6 mil carros?, exemplificou.

A Mol, sigla como a empresa é conhecida, está no mercado de transportes há mais de 100 anos e sua matriz fica no Japão, com escritórios distribuídos em todo o mundo. A empresa tem oito navios operando na América do Sul, que se dividem em três linhas. ?Temos um contrato com a Volkswagen e com a Renault para importação e exportação de veículos e a opção pela movimentação de veículos no Porto de Paranaguá é das próprias montadoras?, explicou.