Atracou na tarde dessa segunda-feira (26) no Porto de Paranaguá, o navio Swift Arrow, de bandeira das Bahamas. Totalmente coberto e podendo operar inclusive com chuva, esta é a primeira vez que o navio vem ao terminal paranaense. O navio ficará atracado até quarta-feira (28) pela manhã.
Com 185 metros de comprimento, o Swift Arrow leva 11 mil toneladas de madeira para a Venezuela e impressiona pela altura e aspecto inusitado. Totalmente fechado como uma grande caixa, ele tem duas portas por onde saem grandes coberturas e que permitem a operação com chuva.
De acordo com Jorge Maurício Lemos, gerente operacional da Marcon ? operador do navio ? esta viagem inaugural do Swit Arrow ao Brasil marca a troca de navios da linha da Gearbulk, que há anos opera em Paranaguá. ?A Gerabulk está trocando dois navios de sua linha pelo Swift Arrow e pelo Mozy Arrow, que são navios similares, cobertos e ultramodernos?, explica.
Com nove porões internos, esse tipo de navio tem a mesma capacidade de armazenagem dos convencionais, porém, com o diferencial tecnológico que facilita a operação e dá mais agilidade aos trabalhos.
De acordo com o chefe de operações portuária da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Clauber Candian, no mundo todo, só existem três navios desse tipo. ?No Brasil, o porto escolhido pelo armador para que o navio atraque é o de Paranaguá, porque, na avaliação dele, é o porto que apresenta as melhores condições de infra-estrutura e logística?, afirma Candian.
Os dois novos navios da Gearbulk entram no tráfego entre Brasil e Europa. Segundo Lemos, a cada 25 ou 30 dias, um dos navios ? Swift ou Mozu Arrow ? deve atracar no Porto de Paranaguá para levar carga geral.