O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), afirmou que foi de "maneira positiva" que comentou com a imprensa ontem declarações do ministro da Defesa, Waldir Pires, que teria dito a ele que só com muita reza para dar tudo certo nos aeroportos neste final de ano. Segundo Augusto Nardes, não houve a intenção de ofender o ministro da Defesa, até porque ele também se definiu como uma "pessoa católica", numa referência a outra declaração de Waldir Pires, hoje, no Palácio do Planalto que justificou que falava como cristão ao invocar ajuda de Deus, sem deixar de assumir a responsabilidade de fazer a sua parte.
"Quando comentei com a imprensa foi num sentido positivo. Não acho que faltei à ética institucional", disse o ministro, em entrevista coletiva logo após a aprovação de seu relatório pelo plenário do TCU sobre as causas da crise no setor aéreo. Augusto Nardes deixou o TCU e dirigiu-se para o Congresso, onde entregará cópia do relatório ao presidente do Senado, Renan Calheiros.
Segundo ele, cópias do documento também serão entregues à Casa Civil e aos Ministérios da Fazenda, Planejamento, e Defesa.
O TCU apontou o contingenciamento de verbas e cortes de despesas como principais causas da crise do setor aéreo. Recomendou à Casa Civil que crie um órgão para monitorar o setor de forma integrada, além da liberação emergencial para mais recursos para investimentos em equipamentos e pessoal.