O narcotraficante brasileiro Ivan Mendez Mesquita, atualmente preso no Paraguai, será extraditado para os Estados Unidos, segundo decisão tomada hoje (14) por um tribunal de apelações de Assunção.
Mesquita foi detido em novembro de 2004 por agentes paraguaios antidrogas em uma fazenda localizada em Carmelo Peralta, a 800 quilômetros ao norte de Assunção, na fronteira com o Estado do Mato Grosso do Sul.
Ele foi detido no momento em que descia de um bimotor em cujo interior foi encontrado um carregamento de 262 quilos de cocaína. A droga, segundo autoridades, fora transportada da Colômbia.
A Justiça americana acusa Mesquita de tráfico de entorpecentes ocorrido em janeiro de 2001.
Em um outro caso, o promotor Francisco de Vargas disse hoje que um outro traficante brasileiro, Igor Fabrício Silveira Machado, de 27 anos, fugiu no último sábado da penitenciária Tacumbú, nas redondezas de Assunção, onde se encontrava recluso desde 24 de fevereiro. De acordo com o promotor, o carcereiro Desidério Zaracho confessou ter recebido um suborno de US$ 3.200 para deixar o brasileiro fugir. Machado seria extraditado para o Brasil nos próximos dias.