O 181 – Narcodenúncia, programa da Secretaria da Justiça e da Cidadania, recebeu 29.973 ligações, desde sua implantação, em 16 de junho de 2003 até essa segunda-feira (28). "É a prova de credibilidade da população, no programa do Governo do Estado, que visa o combate e a prevenção ao tráfico de drogas no Paraná", analisou o secretário Aldo Parzianello.

continua após a publicidade

Em 20 meses, o 181 ajudou a solucionar 17.429 casos e outros 12.544 estão em investigação. "Representantes de Santa Catarina, São Paulo e Sergipe estão mantendo contato com a coordenação do Narcodenúncia, com intenção de implantar o sistema em seus respectivos Estados, para unir forças contra às drogas", revelou o coordenador do programa, pioneiro no Brasil, tenente-coronel Jorge Costa Filho. No ano passado, o Mato Grosso do Sul aderiu ao projeto.

Resultado

No mês de fevereiro, houve redução no número de apreensões das três principais substâncias tóxicas, comparados a outros meses. Foram 57 quilos de maconha; 2.678 pedras de crack e 397 quilos de maconha. Para o tenente-coronel Costa, esse quadro "é o resultado da eficiência do programa, por suas ações rápidas e sérias, que reduziram a oferta de entorpecentes", analisou.

Uma ligação ao 181, na última sexta-feira (25), resultou na detenção de dois adolescentes e a prisão de um homem de 30 anos, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Eles foram flagrados pela Polícia Militar com 116 pedras de crack, guardadas na mochila de um dos garotos. De acordo com a denúncia, o tráfico era organizado numa vila da região.

continua após a publicidade

Os números totais de apreensões em 20 meses do Narcodenúncia são: 941,2 quilos de cocaína; 217.022 pedras de crack; 78.050 quilos de maconha; 155 comprimidos de ecstasy; 28.134 bolinhas de haxixe; 500 quilos de pasta-base (para cocaína) e 24.193 frascos de lança-perfume.

Qualquer cidadão pode ligar para o 181, sem qualquer custo e com a garantia de sigilo absoluto de sua identificação, inclusive da procedência do número do telefone no qual está realizando o telefonema. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo site www3.pr.gov.br/narcodenuncia/

continua após a publicidade