A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem intensificado os projetos de cooperação com países africanos. Em março, técnicos da estatal brasileira vão à Namíbia para colocar em prática o acordo de parceria firmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final de 2003, quando visitou aquele país. O interesse da Namíbia é poder plantar frutas como manga, mamão, abacate e frutas cítricas, em especial a laranja de alta qualidade. Além disso, o cultivo da soja na região também será estimulado.

Como o solo namibiano é muito pobre, as forrageiras, técnica utilizada no Brasil para a recuperação de solos degradáveis, também será levada ao país africano. A ajuda brasileira reforça a tentativa de erradicar a fome na região.

Essa parceria, no entanto, não será apenas em benefício dos africanos. Ao oferecer a tecnologia para as plantações, o Brasil terá acesso ao germoplasma, material genético das plantas do país.

A mandioca e a manga africanas são de espécie diferentes das do Brasil. Conhecendo esse material genético, será possível avançar nas pesquisas brasileiras. A Embrapa terá acesso, também, a alimentos, grãos e ao processo de cultivo africano. Além disso, a parceria com outros países, com o objetivo de trocar informações, poderá favorecer o Brasil na abertura de novos mercados comerciais.

continua após a publicidade

continua após a publicidade