Capitão da seleção brasileira que conseguiu a medalha de ouro no vôlei masculino em Atenas 2004, Nalbert anunciou em entrevista ao programa Globo Esporte que voltará às quadras. O ponta havia mudado ao vôlei de praia após a conquista olímpica, pois, mesmo com 33 anos, gostaria de participar da Olimpíada de Pequim em 2008. Além do Pan, única competição em que Nalbert não tem uma medalha.
O jogador tem um bom motivo para voltar às quadras. O Brasil tem apenas uma vaga para o vôlei de praia masculino e ela é disputada pelas duas melhores duplas brasileiras: os medalhistas olímpicos, bicampeões mundiais e do Brasileiro, Ricardo e Emanuel; e os atuais campeões mundiais e vice do Brasileiro, Márcio e Fábio Luiz.
"As chances de conseguir essa vaga são muito pequenas. As duas melhores duplas do mundo a estão disputando e, por isso, estou aberto a essa mudança, porque meus objetivos são os Jogos Olímpicos na China e o Pan-Americano do Rio", disse Nalbert.
Questionado se ele já havia falado com Bernardinho, técnico da seleção brasileira de vôlei, o jogador foi enfático: "Não falei com ele. Se eu voltar às quadras, vou jogar por algum clube e batalhar minha vaga na seleção por mérito próprio.