Um dos maiores nadadores da história, o australiano Ian Thorpe pode anunciar amanhã (21) a sua aposentadoria, aos 24 anos de idade. A imprensa internacional especula sobre o fim da brilhante carreira depois que ele marcou uma entrevista coletiva num hotel em Sydney para falar sobre o seu futuro.

continua após a publicidade

Thorpe é dono de cinco medalhas de ouro olímpicas e surgiu, ainda adolescente, como um fenômeno das piscinas. Chegou a quebrar 13 recordes mundiais na curta carreira, que começou em 1999. E foi destaque em duas Olimpíadas: Sydney/2000 e Atenas/2004.

Mas, desde os Jogos Olímpicos de Atenas, quando ganhou duas medalhas de ouro, Thorpe não participa de uma grande competição. Ainda em 2004, ele resolveu tirar um ano de folga, para descansar. Seu retorno era esperado para o Mundial de 2005, em Montreal, no Canadá, mas ele desistiu da disputa. Contusões, desejo de privacidade e falta de motivação também atrapalharam o seu treinamento nos últimos meses.

Por tudo isso, a imprensa, principalmente da Austrália, acredita que Thorpe pode anunciar amanhã o fim de sua carreira. "Será um anúncio muito importante", revelou um funcionário da Federação Australiana de Natação, que pediu para não ser identificado, em entrevista à agência de notícias AP.

continua após a publicidade

Além disso, o site oficial de Thorpe apresentava hoje uma mensagem enigmática. "Obrigado por visitar o site de Thorpe. Esta página foi fechada temporariamente. Mas teremos notícias importantes dentro de pouco tempo", dizia o texto no www.ianthorpe.com, que no momento não está disponível para navegação.