Na OMC, país pode ceder em troca de questão agrícola, diz Furlan

O ministro do Desenvolvimento e Comércio exterior Luis Fernando Furlan reafirmou hoje (04) que "o item numero um na agenda da Organização Mundial do Comércio (OMC) chama-se agricultura".

"O Brasil está disposto a fazer concessões nos outros temas, seja nos chamados produtos não-agrícolas, seja no de serviços, mas depois de passarmos o item número um da agenda", afirmou. Segundo Furlan, o Brasil é a favor do livre comércio, "mas do livre comércio verdadeiro que não é só no discurso que é dos atos".

Falando durante a abertura do 23º Encontro Empresarial Brasil-Alemanha, Furlan dirigiu-se diretamente ao vice-ministro da economia e do Trabalho, Rezzo Schlauch, lembrando que ele "já disse em várias ocasiões que a Alemanha é a favor da abertura dos mercados agrícolas"

"Infelizmente, a relação do valor econômico da produção agrícola européia com o valor político está totalmente em desacordo. Aquilo que poderia ser 5% da agenda acaba sendo 50% da agenda", observou Furlan.

Ele arrancou aplausos da platéia ao observar que "cada vez mais estrangeiros que são contratados para fazer hoje o trabalho que os locais fizeram no passado, o trabalho pesado da agricultura".

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo