Na Fórmula 1, Ferrari já inspira nova Renault

De hoje a sexta-feira quase todas as equipes iniciam no circuito de Sepang, na Malásia, três dias de testes visando às duas próximas etapas do campeonato, o GP da Malásia, dia 8 de abril, lá mesmo, e dia 15 a prova de Bahrein, ambas sob calor intenso.

Mas os projetistas irão verificar também se as grandes mudanças planejadas para a quarta corrida da temporada, a primeira na Europa, o GP da Espanha, dia 13 de maio, são mesmo capazes de tornar os carros mais velozes.

Antes de o Mundial começar, havia duas correntes de pensamento dentre os projetistas da Fórmula 1. Engenheiros como o renomado Adrian Newey, diretor-técnico da Red Bull, defendiam a manutenção da distância entre-eixos ou até mesmo uma leve redução.

A distância entre-eixos é a medida do centro da roda dianteira ao centro da roda traseira. Já o maior responsável pelo projeto do F2007 da Ferrari, Nicolas Tombazis, apoiava a tese de que aumentar a distância entre-eixos favoreceria a performance.
.
Ontem a Renault anunciou que em Barcelona irá estrear uma versão B do seu modelo R27. Principal alteração: maior distância entre-eixos. A vantagem imposta pela Ferrari na abertura do campeonato, na Austrália, não decorre apenas dessa característica, mas tem peso elevado na eficiência geral do F2007.

A distância entre-eixos do carro italiano é conhecida: 3.135 mm. Renault e McLaren não divulgaram seus dados, enquanto a da BMW também é menor da Ferrari, 3.110 mm.

A revista italiana Autosprint confrontou, no computador, fotos obtidas do mesmo ângulo e chegou à conclusão de que a distância entre-eixos do F2007 é 80 mm maior que o MP4/22 da McLaren, diferença elevada para os padrões da F-1.

A Renault deu o primeiro passo no sentido de adotar a filosofia conceitual da Ferrari. As implicações de rever a distância entre-eixos são grandes, como distribuição de peso, aerodinâmica dentre outras, mas parece ser mesmo tendência irreversível.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo