O Palmeiras se redimiu dos resultados decepcionantes da primeira parte da temporada e venceu o Flamengo por 4 a 2, neste domingo, no Maracanã, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O time paulista deu fim a um jejum de cinco anos sem vitórias na estréia no Nacional.
Disposto a esquecer as péssimas campanhas na Copa do Brasil e no Paulistão, o Palmeiras pressionou o Flamengo no início até marcar o primeiro gol, o que demorou apenas três minutos.
Edmundo cobrou falta, aparentemente tentando levantar na área, só que o camisa 7 mandou direto para o gol. O goleiro Bruno achou que a bola ia fora, foi displicente no lance e nem viu a bola balançar a rede.
"Fiz de propósito. Eu vi o Bruno saindo antes de eu cobrar a falta, então mandei direto", disse Edmundo. "Eu fui precipitado e sai do gol antes da cobrança. Depois, a bola subiu, pegou uma trajetória estranha e entrou", reconheceu Bruno.
Campeão Carioca, o Flamengo não conseguiu apresentar o bom futebol de outras vezes, principalmente Bruno. Contando com isso o Palmeiras conseguiu ampliar o placar
Michael recebeu a bola na entrada da área, ganhou da marcação na corrida e bateu. Bruno foi mal no lance e não evitou o escanteio. Edmundo cobrou, com a bola fora do quarto-de-círculo, Valdivia desviou na primeira trave e Osmar entrou livre na pequena área para desviar de cabeça, aos 19. Tudo isso sob olhares atentos da defesa e do goleiro flamenguistas.
A partir da metade do primeiro tempo, o Palmeiras sofreu na tentativa de encaixar um contra-ataque, principalmente porque o Flamengo pressionava a saída de bola palmeirense e mantinha a posse de bola no campo de ataque.
Se o Flamengo ia mal na defesa, o comportamento era outro no ataque e o time conseguiu diminuir o prejuízo aos 32. Leonardo Moura cruzou da direita, Juan ajeitou de cabeça da segunda trave e encontrou Claiton livre na área. Ele teve tempo de ajeitar e bater no canto de Diego para fazer o seu primeiro com a camisa do Flamengo
Embalado pelo bom final de primeiro tempo, o Flamengo começou o segundo tempo disposto a pelo menos empatar. E conseguiu, aos três minutos, quando Renato Augusto fez grande jogada, passou por dois marcadores e chutou da entrada da área. O goleiro Diego não teve nem chance de defender a bola, que entrou no ângulo.
Mesmo com dificuldades para encaixar um contra-ataque, o Palmeiras foi eficiente. No primeiro em que conseguiu, marcou. Aos 19, Leandro avançou em velocidade, passou por Leonardo Moura e cruzou. Florentín – que havia entrado um pouco antes – entrou livre pelo meio e tocou por baixo do goleiro Bruno.
O terceiro gol nocauteou o Flamengo e foi apenas questão de tempo para o Palmeiras marcar o quarto. Aos 32, Edmundo recebeu na frente e tocou na saída de Bruno para tornar-se o terceiro maior artilheiro do Campeonato Brasileiro, ao lado de Zico, com 135 gols. Romário é o segundo com 152 e Roberto Dinamite é o maior goleador, com 190.
Na próxima rodada, o Palmeiras recebe o Figueirense, no Palestra Itália, no domingo. No mesmo dia, o Flamengo visita o Goiás, no Serra Dourada, em Goiânia.