Mesmo com a comodidade de realizar um contato telefônico ou com a facilidade e agilidade do uso da internet, tem gente que prefere recorrer a cartas. E este não só é um dos possíveis meios de contato entre os cidadãos paranaenses e a Ouvidoria do Estado, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, como é um recurso ainda utilizado por algumas pessoas para se comunicar com o Governo.

continua após a publicidade

Somados cartas e fax aparecem em menor número nas estatísticas de atendimento, mas ocasionalmente chegam ao órgão. Dos cerca de 9,5 mil contatos registrados de janeiro a novembro, 126 foram cartas ou fax. Em novembro, foram recebidas 11; em outubro, oito, e em setembro, 13.
Nelas estão registrados os assuntos mais variados. São reclamações sobre notificações de trânsito, denúncias sobre uso indevido de veículos oficiais e possíveis irregularidades em concursos, entre outros. Além disso, várias cartas são endereçadas ao programa "Procuro Você", nas quais as pessoas solicitam a localização de familiares com os quais se perdeu contato.

Segundo a equipe da Secretaria, muitas pessoas optam por utilizar cartas não exatamente pelo gosto de escrever documentos manuscritos, mas por insegurança, procurando manter o anonimato.

Acumulado

continua após a publicidade

De todos os contatos registrados pela Ouvidoria até novembro, cerca de 6,9 mil foram feitos por telefone. Os outros meios de contato ? pela internet, por carta, fax ou pessoalmente, na sede da Secretaria ? somaram 2.554 registros.

Do 572 atendimentos de novembro, 333 geraram procedimentos. Ou seja, foram encaminhados para os órgãos competentes para que estes avaliassem os casos e dessem um retorno para os cidadãos. Destes, 149 foram solicitações, 110 reclamações e 61 denúncias.

continua após a publicidade

Em relação aos outros contatos, estes foram de pronto-atendimento. As respostas foram dadas na hora para a pessoa que entrou em contato com a Ouvidoria, tendo sido fornecidas informações ou orientações de como ter o caso resolvido ou a quem se dirigir para solucionar o problema.

Serviço:
Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral
Telefone: 0800-411113
Endereço: Rua Comendador Araújo, 711, Batel, Curitiba, Paraná. CEP 82.420-000.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19 horas ou pelo site www.pr.gov.br/ouvidoria