A Prefeitura programou um grande mutirão de limpeza nos bairros. Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e das administrações regionais vão percorrer ruas de todas as regiões para coletar o lixo acumulado nas casas. A programação começou neste sábado, 19, na Vila Terra Santa, área de ocupação irregular no Tatuquara que está em processo de regularização.
O mutirão é um dos eventos programados para comemorar o aniversário de 312 anos de Curitiba. Além da retirada de entulhos e do lixo acumulado em casas e ruas, o serviço de limpeza pública também vai dar atenção especial a todas as Ruas da Cidadania, onde serão realizadas as festividades de aniversário.
Nos mutirões, o serviço de limpeza irá usar dois caminhões, com motorista e três ajudantes em cada um. Os distritos, por sua vez, vão contribuir com caminhão basculante e máquina carregadeira e mais três funcionários.
O caminhão do Câmbio Verde, que troca lixo reciclável (papel, metal, plástico e vidro) por frutas e verduras, também entra na programação de aniversário, com o objetivo de reforçar a coleta seletiva nos locais.
Até o fim
Nos últimos mutirões promovidos pela Secretaria do Meio Ambiente, foram tirados de cada local entre 10 mil e 12 mil quilos de entulho. "Nós só saímos do lugar depois que a rua inteira estiver limpa", afirma o gerente de coleta e destinação final da secretaria, Luiz Celso Coelho da Silva.
É a chance, explica, dos moradores se livrarem de tudo que está empilhado em suas casas e quintais, como móveis quebrados, pedaços de colchões, pneus velhos. "Fazemos um verdadeiro arrastão. Tudo o que for colocado nas ruas pela população é retirado pela Prefeitura", diz.
Para conseguir a colaboração dos moradores, o Departamento de Educação Ambiental da secretaria está promovendo reuniões nas comunidades e passando pelos locais onde serão realizados os mutirões. Os moradores estão sendo orientados a recolher o entulho de seus quintais e colocá-lo na frente de casa para que a Prefeitura possa retirá-lo. "A idéia é limpar e orientar a população a manter o local limpo", explica a gerente de Educação Ambiental, Maria Alice Bello.
O mutirão, diz Maria Alice, atende principalmente locais de invasão e de difícil acesso, onde os caminhões da Prefeitura muitas vezes não conseguem chegar. Nessas ruas, normalmente o morador tem que levar seu lixo até a caçamba mais próxima, instalada pelo serviço de limpeza. O que nem sempre é feito, gerando acúmulo de entulho. É aí que entra o mutirão e a educação ambiental, lembra ela.
O resultado de todo esse trabalho é uma melhora sensível na qualidade de vida da população. "O lixo acumulado provoca mau cheiro, entope valetas e é um abrigo perfeito para ratos e insetos, acarretando diversas doenças, como a leptospirose", alerta Maria Alice.
Programação
Nos dias 22 a 29, o mutirão estará na regional CIC, com varrição e limpeza especial. As equipes vão trabalhar na praça central e em ruas próximas.
No Boqueirão, a limpeza, que começa no dia 28 e vai até 1º de abril, será realizada nas seguintes vilas: Bromélia, Vila Nova, Pantanal, Iguape, Hortência e também na Rua da Cidadania do Carmo.
No Portão, haverá uma equipe especial para a limpeza do rio Parolin. A faxina vai passar pelas ruas do bairro e na Rua da Cidadania Fazendinha.
Bairro Novo, Cajuru e Pinheirinho terão mutirão no dia 2 de abril, com equipe de varrição no Centro de Esporte e Lazer Bairro Novo, Parque do Peladeiro e Rua da Cidadania Pinheirinho e limpeza em várias ruas.
No dia 3 termina o mutirão com varrição e limpeza em ruas das regionais Matriz, Santa Felicidade e Boa Vista. Será feita a limpeza das Ruas da Cidadania e da Praça Ouvidor Pardinho e Parque Bacacheri.