A feira de serviços gratuitos do governo do Estado, em parceria com diversos órgãos e federações, está fazendo sucesso na 33º Expoingá. Na segunda-feira (09), dia em que a cidade comemorou 58 anos e a entrada para a feira agropecuária era um quilo de alimento não-perecível, o Paraná em Ação atendeu aproximadamente 35 mil pessoas.
?Até agora, mais de 47 mil pessoas passaram pelo estande do programa e contabilizamos um total de 85 mil atendimentos. É muito bom saber que as pessoas estão utilizando vários dos serviços oferecidos?, contou na manhã desta terça-feira (10) a coordenadora do programa Clecy Amadori,.
A Expoingá começou no último dia 6 e segue até o dia 15 de maio. Durante estes 10 dias a população carente de Maringá e região vai contar com serviços gratuitos como a inscrição em programas sociais, orientações médicas, emissões de documentos, serviços judiciários, informações sobre os benefícios da previdência, corte de cabelo, recreação, entre outros, totalmente de graça.
Para o presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Julio Maito Filho, este programa é uma forma do governo se aproximar mais da população. ?A Jucepar está participando do Paraná em Ação desde a primeira edição, que foi em Ponta Grossa. Nós também queremos nos aproximar e mostrar cada vez mais o nosso trabalho à população?, declarou ele. Certidão simplificada de empresas ou busca de nomes empresariais são alguns dos serviços ofertados pela Jucepar, durante o Paraná em Ação, em Maringá.
Judiciário
Outro atendimento importante e muito procurado durante a feira são os serviços judiciários. Por um problema de estrutura, essa parte do programa ficou instalada no Fórum, que tem acesso fácil por ficar numa área central da cidade.
?Habilitação para casamento, separação e divórcio são alguns dos serviços mais procurados pela população?, conta o juiz José Camacho Santos, da 1ª Vara de Família de Maringá. Para este atendimento foi montada uma estrutura com promotores, escrivões, oficiais de justiça, psicólogos, assistentes sociais, enfim, uma série de funcionários que estão em plantão para atender ou orientar a população na parte judiciária. ?Além de tornar realidade a inclusão social e a cidadania, estes serviços facilitam a vida das pessoas, sem tramite ou burocracia?, declara ele.
O estande do Paraná em Ação está localizado no Pavilhão Branco do Parque Francisco Feio Ribeiro, durante a 33ª Expoingá. Pessoas carentes que precisam dos serviços oferecidos pelo programa, não pagam a entrada no parque. Para isso, elas devem se dirigir ao Portão 1 do parque, onde ficam várias assistentes sociais que fazem a comprovação e o cadastro dessa parcela da população.
O horário de atendimento do Paraná em Ação, tanto do Parque de Exposições como no Fórum da cidade, é das 9h às 18h.