A oportunidade de começar o ano com a carteira de trabalho assinada pode estar próxima para aqueles que procuram emprego. Amanhã, entre as 9h e 17h, a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE) promove o Mutirão do Emprego, que tem como objetivo preencher o maior número de oportunidades de emprego não ocupadas na grande Curitiba.
Para isso, serão ofertadas seis mil vagas que vão desde auxiliar de serviços gerais, operador de caixa de supermercado, auxiliar administrativo até cargos que exigem curso superior, como para engenheiro e nutricionista. A ação será na Praça Rui Barbosa, em Curitiba.
Para o superintendente da SMTE, Paulo Rossi, a variedade de vagas é a característica desse tipo de ação. “Ofertaremos vagas que exigem desde nível básico de estudo até graduação, ou seja, para praticamente todos os perfis. Trata-se de uma grande ação que possibilita o encontro entre as pessoas que procuram emprego e as vagas disponíveis no mercado de trabalho de Curitiba, que está crescendo cada vez mais por sinal”, avalia.
De acordo com Rossi, dados da SMTE apontam que esse ano começou aquecido no que diz respeito à intermediação de mão-de-obra. “O maior número de vagas que estamos ofertando está ligada ao setor de auxiliar de produção e administrativos. Temos muitas vagas ainda em mercados, onde os selecionados trabalharão como operador de caixa, repositor de loja e estoque”, conta.
Segundo Rossi, apenas em janeiro a agência do trabalhador de Curitiba recebeu 14.954 inscrições de trabalhadores e teve 9.662 vagas de emprego abertas. Destas, 1.800 foram preenchidas. “A tendência agora é que esses números aumentem, pois com o término de fevereiro muitas indústrias buscam novos funcionários”, relata.
Para não perder uma dessas vagas, Rossi alerta os candidatos sobre os documentos que deverão ser levados amanhã. “É preciso ter em mãos a carteira de trabalho, identidade e CPF (Cadastro de Pessoa Física). Chegando lá, a pessoa será atendida e já poderá ver quais vagas são de seu interesse. Caso a pessoa escolha uma delas, é feita uma carta de encaminhamento para realização da entrevista de emprego”, explica.
Além do mutirão, será possível fazer inscrição para cursos na área da gastronomia, bem como para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o Projovem.
O Mutirão do Emprego será promovido em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego e terá apoio do Ministério do Trabalho e Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho (Cmert).
Se você tiver críticas ou sugestões, envie e-mail para emprego@oestadodoparana.com.br.