Cerca de 3,4 mil pessoas estarão trabalhando neste sábado (28), em Maringá e Ponta Grossa, no mutirão de combate à dengue, organizado pelo Governo do Estado. A campanha envolve em sua fase inicial 11 dos 33 municípios com maior número de casos da doença no Paraná.

continua após a publicidade

?Em Ponta Grossa, a ação estará sendo realizada de forma preventiva, já que tivemos um único caso comprovado de dengue e algumas notificações?, informou o major Fábio Mariano de Oliveira, da Divisão de Defesa Civil. ?O município vai mobilizar cerca de 2,4 mil pessoas, entre agentes de saúde, bombeiros, soldados e voluntários nesta força tarefa de combate a dengue?, acrescentou.

A meta é visitar todos os domicílios dos municípios envolvidos no mutirão. O IBGE e o Ipardes calculam que existem 87.369 domicílios em Ponta Grossa e outros 96.645 em Maringá, onde o mutirão deve envolver aproximadamente mil pessoas. ?Ao contrário de Ponta Grossa, Maringá é um município que nos preocupa, porque tivemos três óbitos?, disse o major.

Nos dois municípios, a operação mobiliza todos os órgãos estaduais, municipais e a sociedade no trabalho de distribuição de material educativo e na coleta de resíduos sólidos. Serão usadas ainda bombas costais e viaturas para fazer o fumacê ? aspersão do inseticida usado contra o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

continua após a publicidade

Segundo o major Fábio, todo o lixo recolhido nos quintais e terrenos baldios será depositado em local indicado pelo IAP ? Instituto Ambiental do Paraná, para que ?não se estabeleça ali um novo criadouro do mosquito. A morte é acabar com os criadouros e possíveis criadouros?, afirmou.

Outros mutirões ? Em Itaipulândia, a 70 quilômetros de Foz do Iguaçu, o mutirão teve início sexta-feira (27) e prossegue neste sábado (28), envolvendo cerca de 100 pessoas, a maioria soldados do 34º Batalhão de Infantaria Motorizada, com sede em Foz do Iguaçu. Ao todo, serão vistoriados 1.925 domicílios.

continua após a publicidade

A mesma operação será feita no domingo (29) e na segunda-feira (30) em Santa Helena, que conta com 5.571 domicílios. No mutirão do município, também haverá apoio dos soldados do 34º BIMtz.