Mutirão de combate à dengue ganha reforço em Maringá e Ponta Grossa

Cerca de 3,4 mil pessoas estarão trabalhando neste sábado (28), em Maringá e Ponta Grossa, no mutirão de combate à dengue, organizado pelo Governo do Estado. A campanha envolve em sua fase inicial 11 dos 33 municípios com maior número de casos da doença no Paraná.

?Em Ponta Grossa, a ação estará sendo realizada de forma preventiva, já que tivemos um único caso comprovado de dengue e algumas notificações?, informou o major Fábio Mariano de Oliveira, da Divisão de Defesa Civil. ?O município vai mobilizar cerca de 2,4 mil pessoas, entre agentes de saúde, bombeiros, soldados e voluntários nesta força tarefa de combate a dengue?, acrescentou.

A meta é visitar todos os domicílios dos municípios envolvidos no mutirão. O IBGE e o Ipardes calculam que existem 87.369 domicílios em Ponta Grossa e outros 96.645 em Maringá, onde o mutirão deve envolver aproximadamente mil pessoas. ?Ao contrário de Ponta Grossa, Maringá é um município que nos preocupa, porque tivemos três óbitos?, disse o major.

Nos dois municípios, a operação mobiliza todos os órgãos estaduais, municipais e a sociedade no trabalho de distribuição de material educativo e na coleta de resíduos sólidos. Serão usadas ainda bombas costais e viaturas para fazer o fumacê ? aspersão do inseticida usado contra o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

Segundo o major Fábio, todo o lixo recolhido nos quintais e terrenos baldios será depositado em local indicado pelo IAP ? Instituto Ambiental do Paraná, para que ?não se estabeleça ali um novo criadouro do mosquito. A morte é acabar com os criadouros e possíveis criadouros?, afirmou.

Outros mutirões ? Em Itaipulândia, a 70 quilômetros de Foz do Iguaçu, o mutirão teve início sexta-feira (27) e prossegue neste sábado (28), envolvendo cerca de 100 pessoas, a maioria soldados do 34º Batalhão de Infantaria Motorizada, com sede em Foz do Iguaçu. Ao todo, serão vistoriados 1.925 domicílios.

A mesma operação será feita no domingo (29) e na segunda-feira (30) em Santa Helena, que conta com 5.571 domicílios. No mutirão do município, também haverá apoio dos soldados do 34º BIMtz.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo