Brasília – Em Brasília, um mutirão de atendimento na Vila Estrutural marca a Dia Nacional de Defensores Públicos. Os profissionais esperam atender pelo menos 500 pessoas e preparar cerca de 150 ações para serem ajuizadas.

continua após a publicidade

"Toda orientação jurídica será prestada. Mas as ações na área de família, como ação de alimento, separação, divórcio, investigação de paternidade, vamos prepará-las aqui no local para segunda-feira encaminhar ao Fórum para ajuizamento", destacou neste sábado (19) o defensor público Geraldo Martins, em entrevista à Rádio Nacional.

Em Brasília, de acordo com Geraldo Martins, o número de defensores públicos é pequeno para atender toda a população. Ele informou que este mês foram nomeados 25 novos defensores, mas não foi suficiente. "A carência ainda é grande. Precisamos completar nosso quadro, que é de 200. E, para isso, faltam 66", disse.

Segundo ele, há 19 núcleos de atendimento no Distrito Federal. "A pessoa leva, no mínimo, 30 dias para ser atendido, porque tem de ser agendado. A demanda reprimida é muito grande", afirmou. Geraldo Martins ressaltou, no entanto, que assuntos de emergência são atendidos imediatamente.

continua após a publicidade