Vinte cinco mil pessoas participaram neste fim de semana (2 e 3) do Mutirão da Cidadania promovido pela Prefeitura de Curitiba na Regional Pinheirinho. Foram feitos 45 mil atendimentos, a maioria deles na área de saúde. Exames, orientações de nutrição, e avaliações físicas foram prestados em parceria pelas secretarias municipais da Saúde e do Esporte e Lazer, num total de 5.800 atendimentos.
"O Mutirão da Cidadania é uma importante ferramenta da administração municipal, ao trazer a Prefeitura para ainda mais perto dos curitibanos", disse o prefeito Beto Richa que, no sábado, acompanhou de perto as atividades do fim de semana na Praça Aníbal Curi, no Tatuquara. Além de serviços, a prefeitura também levou recreação e brincadeiras para a praça, encerrando o mutirão que representou, também, o investimento de R$ 800 mil em obras nos bairros da Regional.
Exames e mudas
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente distribuiu seis mil mudas de flores e árvores aos moradores.
O administrador da regional Pinheirinho, Juliano Borghetti, disse que durante a semana do Mutirão foram pavimentados com asfalto e saibro oito quilômetros de ruas e instalada iluminação em parques e bosques da região. Borghetti disse ainda que graças ao programa Comunidade Escola, o índice de vandalismo diminuiu na região. "As atividades esportivas e culturais ajudam a afastar os jovens da criminalidade e das drogas".
Técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo prestaram informações sobre construções urbanas e a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) aproveitou para orientar as pessoas a respeito da casa própria e regularização de terrenos. Houve também orientação jurídica, Sacolão e Mercadão Popular, feiras de artesanato e de gastronomia.
Mutirão
Entre as principais obras está a pavimentação da rua Olívio José Rosseti, a inauguração do Armazém da Família Santana, no Campo do Santana, e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na Vila Monteiro Lobato.
Desde que foi implantado, em junho passado, o Mutirão da Cidadania atendeu 150 mil pessoas em sete administrações regionais: CIC, Cajuru, Bairro Novo, Portão, Boqueirão e Pinheirinho. Para melhorar a vida dos moradores dos bairros da área de abrangência das regionais, o município investiu R$ 3,5 milhões em obras de infra-estrutura e serviços.
– Desde a segunda-feira (27), o Mutirão da Cidadania levou equipes da Prefeitura aos bairros da área de abrangência da Regional Pinheirinho para obras de melhoria da infra-estrutura urbana. Foram obras de pavimentação, calçadas alternativas, iluminação pública, roçada e limpeza de galerias pluviais nas regiões do Tatuquara, Pinheirinho e Campo de Santana. A Secretaria Municipal da Saúde fez verificação de pressão arterial, exames de diabetes e colesterol e ofereceu orientações e informações aos moradores da região. A Fundação de Ação Social (FAS) registrou fez 600 cortes gratuitos de cabelo e reuniu 430 pessoas em várias oficinas. Centenas de pessoas receberam informações sobre programas sociais e casa própria, entre outros.