As polícias Civil e Militar realizaram, na manhã desta quinta-feira (20), uma grande operação de combate ao tráfico, furto e roubo, em Bandeirantes, na região Noroeste do Estado, cumprindo 34 mandados de busca e apreensão em uma vila da cidade. A ação faz parte da operação ?Mutirão Contra o Crime?, criada para combater a criminalidade nas regiões entre Jacarezinho e Cornélio Procópio.
Aproximadamente 100 policiais civis e militares cumpriram mandados, que resultaram na detenção de 18 pessoas e na apreensão de diversos cartuchos de armas de fogo e aparelhos eletro-eletrônicos sem procedência e que podem ter sido roubados ou furtados. ?O mutirão contra o crime é mais uma união de esforços das polícias civil e militar para que tenhamos sempre um resultado mais positivo na luta contra a criminalidade?, explicou o delegado chefe de Bandeirantes, Oswaldo Domingos Lotti.
A operação foi deflagrada às 6h desta quinta-feira (20). Foram detidas 18 pessoas por suspeita de envolvimento com o furto, roubo e tráfico. Nas casas onde foram cumpridos os mandados de busca e apreensão, a polícia encontrou, ao todo, 26 cartuchos de arma de fogo, nove aparelhos de som, duas televisões, receptores de parabólica, aparelho de DVD, videocassete, furadeira, filmadora e outros aparelhos eletroeletrônicos que a polícia suspeita terem sido furtados ou roubados na região.
Além disso, 33 sacas de arroz foram apreendidas. ?Um dos problemas na região era o saque aos trens que passam por perto?, explicou o comandante da 2ª Companhia do 18º Batalhão, capitão Wanderley da Silva Castro. O último caso foi registrado na semana passada, quando o vagão de um trem carregado com arroz foi aberto pelos bandidos. A carga começou a se espalhar pelas margens do trilho obrigando o trem a parar. Dezenas de pessoas que estavam próximas aproveitaram para saquear toda a carga.
Mutirão
Outras duas grandes ações similares já foram realizadas em Bandeirantes. A última aconteceu há cerca de um mês, na Vila Bela Vista, quando foram cumpridos quinze mandados de busca e apreensão. ?Os problemas desta região diminuíram bastante. Com um número significativo de policiais trabalhando juntos, os bandidos percebem que a polícia está presente e fogem da região?, justificou o delegado.
As operações foram tão positivas, que a Divisão Policial do Interior (DPI) decidiu ampliar seu alcance. Foi criada então a operação ?Mutirão Contra o Crime?, para combater a criminalidade em todas as cidades atendidas pelas subdivisões de Cornélio Procópio e Jacarezinho. ?Desta forma, uma operação isolada que reuniria 20 policiais torna-se responsabilidade dos policiais de toda a região e pode reunir mais de cem ao mesmo tempo?, explicou o delegado Luiz Alberto Cartaxo Moura, chefe da DPI.
?Esta integração de trabalho é discutida nas reuniões com os Conselhos de Segurança, dos quais participamos e debatemos com a comunidade os problemas da região?, disse o comandante da 2.ª Companhia do 18.º Batalhão, capitão Wanderley da Silva Castro.