Funcionários do Museu Oscar Niemeyer participam nesta segunda-feira (04), às 10h, de um simulado de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e evacuação do prédio. O treinamento faz parte do Curso de Formação de Brigadistas no Museu que está sendo realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná.
A simulação a ser realizada nesta segunda é a última aula do curso, que há mais de um mês está sendo aplicado pelo sargento Robson e pelo soldado Varombi, da equipe do 1o Grupamento de Bombeiros. Durante o treinamento, haverá a simulação de pessoas feridas em virtude de um princípio de incêndio em uma das áreas do Museu, o que provocará a necessidade de evacuação do prédio, inclusive dos funcionários que não participam do curso.
Os responsáveis pela aplicação do curso informaram que tentarão tornar a cena o mais realista possível, utilizando maquiagem nos supostos feridos, ateando fogo em tambores com líquidos inflamáveis e criando uma suposta situação de pânico que exija a atuação dos brigadistas.
"O objetivo é ensinar o cidadão comum quais atitudes devem ser tomadas diante de uma emergência. Ensinamos o que fazer e por que fazer, para evitar que uma situação real fuja do controle", afirma o sargento Robson. Ao final da simulação será realizado o encerramento.
Cerca de 60 funcionários participam do curso, que tem 40 horas aula e entrega de certificado. A equipe de Segurança da instituição e alguns funcionários já haviam participado anteriormente de treinamento para o uso de extintores de incêndio, mas é a primeira vez que participam de um curso que também ensina a prestar os primeiros socorros.
"Esse curso dá noções básicas aos funcionários para que possam dar apoio à equipe que depois deverá prestar socorro especializado. Eles aprendem a reconhecer as situações, de incêndio e no atendimento de feridos, em que há necessidade de apoio técnico", explica o soldado Varombi.
A dupla destacada para o treinamento no Museu usa de várias técnicas para tornar o curso mais atraente e prender a atenção dos espectadores, como fazer gelo pegar fogo, tirar as meias sem descalçar os sapatos e até dar nó em cigarros.
Segundo eles, o 1o Grupamento de Bombeiros tem incentivado a realização de treinamentos semelhantes em instituições públicas e privadas. O objetivo é o de preparar o maior número de pessoas para atuar no princípio de um sinistro, já que este atendimento preventivo pode fazer "grande diferença" para que não se torne de maior vulto.
Serviço
Treinamento de Segurança
Dat: Segunda (04), às 10h
Local: Museu Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico – CEP: 80530-230
Telefone: (41) 3350-4400