Em comemoração aos 312 anos de Curitiba, o gigantesco "Olho" do Museu Oscar Niemeyer ganha hoje a primeira limpeza desde sua inauguração, em novembro de 2002. O presente pelo aniversário da cidade é do Instituto de Oftalmologia de Curitiba (IOC), que contratou uma empresa especializada para limpeza de grandes edificações. Como a construção não possui nenhuma saída para o teto, além da montagem de andaimes, um grupo de alpinistas terá que escalar os vidros de uma das grandes obras de Oscar Niemeyer para garantir a conservação da estrutura.

continua após a publicidade

O olho tem 70 metros de comprimento, 30 de largura e cobertura parabólica apoiada em uma torre de 21 metros de altura. Todo o processo de limpeza durará de dois a três dias. "Este é o presente para o olho mais querido da cidade", completa o diretor do IOC, Luiz Geraldo Simões de Assis.

O Instituto de Oftalmologia de Curitiba está em Curitiba há 11 anos e é referência em cirurgia ocular a laser, trazendo para a cidade as mais modernas tecnologias mundiais para o tratamento de miopia, astigmatismo, hipermetropia e catarata. O IOC também possui um programa permanente de Responsabilidade Social com diversas ações.

Durante três anos o IOC tem realizado a campanha "Doe seus óculos", na qual recebe doações de óculos usados e realiza mutirões para atender pessoas carentes de entidades assistenciais. No ano passado, recebeu cerca de 2 mil armações usadas e atendeu 300 pessoas carentes de forma totalmente gratuita.

continua após a publicidade

 * Os alpinistas responsáveis pela limpeza irão trabalhar das 8 às 18 horas durante toda esta terça-feira, aniversário de Curitiba.