Municípios terão apoio do governo federal para implementar planos diretores

Rio de Janeiro – O Ministério das Cidades deverá investir R$ 15 milhões para colocar em prática planos diretores de cerca de 50 municípios brasileiros. Segundo o secretário nacional de Programas Urbanos, Benny Schasberg, está sendo preparado um edital para financiar a assessoria técnica a prefeituras que ainda não tenham implantado seu plano diretor.

De acordo com o secretário, o edital deve ficar pronto em junho. Poderão concorrer universidades e organizações não-governamentais que, associadas às prefeituras, possam prestar assistência técnica aos municípios. A idéia é atender a dois ou três projetos de cada um dos 26 estados.

?Mais de 1.500 municípios no Brasil fizeram seus planos diretores no ano passado e ano retrasado. Agora, o Ministério das Cidades está preocupado e se propondo a apoiar esse municípios para implementar os planos, ou seja, sair das prateleiras?, disse Schasberg.

O secretário explicou que os 1.500 municípios representam mais de 90% dos 1.680 que seriam obrigados a elaborar planos diretores. Os planos têm por objetivo definir as necessidades e especificidades econômicas, culturais, ambientais e sociais de cada cidade. Eles são obrigatórios para municípios que tenham mais de 20 mil habitantes ou que sejam localizados em regiões metropolitanas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo