Os municípios de Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Adrianópolis, Tunas do Paraná e Bocaiúva do Sul – todos do Vale da Ribeira, receberam nesta semana equipamentos de informática para implantação de Centros de Educação e Inclusão Digital para suas populações. Os equipamentos foram doados dentro de um programa implementado pela prefeitura de Curitiba, Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Assomec) e Governo do Japão, com objetivo de combater o analfabetismo no Vale da Ribeira, uma das regiões mais pobres do Sul do país.

continua após a publicidade

O Governo do Japão doou US$ 94 mil para a compra dos equipamentos. A entrega para os municípios foi feita quarta e quinta-feira (14 e 15) pelo secretário de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, Rui Hara, que é também secretário executivo da Assomec, e pelo cônsul-geral do Japão, Hirotsugu Hagiuda .

Nestes Centros de Educação e Inclusão Digital as prefeituras poderão oferecer aulas de informática, classes de alfabetização de jovens e adultos e cursos profissionalizantes. A Secretaria de Assuntos Metropolitanos fez um projeto especial para cada local.

Segundo o cônsul Hirotsugu Hagiuda, os recursos, a fundo perdido, para a compra dos equipamentos, vieram do imposto de renda do cidadão japonês e se destinam ao desenvolvimento das comunidades. "São equipamentos extremamente úteis para o desenvolvimento social destas cidades. Os Centros de Inclusão Digital vão contribuir para melhorar as condições sociais e a qualidade de vida das comunidades", disse Hagiuda.

continua após a publicidade

O secretário Rui Hara lembrou que o acordo com o governo japonês não define o uso das salas, mas firma um compromisso com os municípios para que mantenham os locais por cinco anos. "As prefeituras deverão encaminhar relatórios periódicos para mostrar os resultados do programa, com o número de atendimentos, de cursos e de capacitações oferecidos", disse.