Colombo ganhou uma unidade do Senai/Sesi. Parceria entre o Sistema Fiep, a Prefeitura Municipal e a Associação Comercial e Industrial de Colombo, a nova unidade atende as indústrias de metal mecânica e eletroeletrônica da região, com ênfase em manutenção industrial.
O espaço conta com 540 m2 de salas de aula e oficinas. A previsão é que chegue a 600 m2 até o final deste ano. A inauguração oficial foi na quinta-feira (25), com a presença do prefeito José Antonio Camargo, do assessor da presidência do Sistema Fiep, João Barreto, representando o presidente Rodrigo da Rocha Loures, do diretor de Operações do Senai, Luiz Henrique Bucco, do gerente regional, João Antonio Veneri, e do gerente da unidade, Laertes Vieira, além de empresários e comunidade.
"Colombo precisava capacitar sua população. As indústrias tinham dificuldade de suprir as vagas com a mão-de-obra local. Com essa nova unidade estamos abrindo oportunidade para a nossa população", disse Camargo.
O prefeito destacou a parceria com o Sistema Fiep. "Sem esse apoio só poderíamos fornecer o local, mas não o conhecimento, que é o mais importante".
O diretor de Operações do Senai, Luiz Henrique Bucco, lembrou que a unidade foi construída por alunos do programa "O Futuro em Nossas Mãos", que oferece qualificação básica para pedreiros. O programa já formou 1.200 alunos e é uma parceria entre o Senai, o Instituto Votorantim, Sinduscom – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Paraná, Fecomac – Federação das Associações dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado do Paraná, Rotary Internacional e Instituto de Engenharia do Paraná. "Além de ensinar técnicas de construção e noções de ética e de relacionamento com clientes e fornecedores, os alunos participam de aulas práticas, onde edificam obras de interesse comunitário. Nos três anos de atividades do projeto já foram atendidas 50 entidades", destacou.
Aulas
As aulas já começaram na nova unidade de Colombo. 48 alunos freqüentam dois cursos de qualificação. Ainda este ano será aberta uma turma de Aprendizagem Básica no município.
No local, que é uma extensão da unidade de Rio Branco do Sul, há ainda atendimento do Sesi, com coletas de exames laboratoriais e salas de consulta.
Para o aluno Jean Costa Ribeiro, 17 anos, que faz o curso de Qualificação em Mecânica, a unidade vai trazer grandes benefícios para os jovens. "Minha vida vai mudar. Com uma boa qualificação, com certeza vou conseguir um bom emprego", disse Costa, que faz o ensino médio de manhã e cursa as aulas do Senai à tarde.