Município de Apucarana recebe a 3ª Festa de Santo Expedito

Centenas de pessoas vindas de caravanas de diversos locais são esperadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) por ocasião da terceira edição da Festa Nacional de Santo Expedito, que acontece na próxima semana ? dias 18 e 19 de abril ? no parque ecológico localizado no Bairro Igrejinha (Rua Pedro Menegazzo, s/n) e que recebe o mesmo nome da santidade homenageada. ?Aos que fizerem presente, a programação tem início logo às 7h30 da quarta-feira dia 18, com uma celebração?, informa o prefeito Valter Pegorer (PMDB).

Na seqüência, segundo programação oficial divulgada pelo município, das 9 às 19 horas os fiéis participam de terços, que iniciam a cada uma hora, comandados por grupos de oração da Diocese. ?Às 18 horas teremos um grandioso show com a Banda Novo Milênio e, por volta das 19 horas, Santa Missa?, complementa João Batista Beltrame, o Joba, secretário Municipal da pasta responsável pelo evento. Ele frisa que a programação especial, porém, é mesmo a de quinta-feira (19/04) ? Dia de Santo Expedito – com missas às 7h30, 10h30, 16 e também às 20 horas. ?Desde cedo acontecem ainda os terços de hora em hora. Às 19 horas, pouco antes da missa principal, haverá apresentação do Coral Nossa Senhora Aparecida?, conta.

Paralelo à festa, os turistas e devotos também poderão realizar confissões e acompanhar a ?I Mostra Regional de Turismo Religioso?, desfrutando de barracas de alimentação e artesanato. A 3ª Festa Nacional de Santo Expedito será encerrada às 21 horas do dia 19 com um show pirotécnico.

Início

A 1ª Festa Nacional de Santo Expedito aconteceu em 2005. Na oportunidade, somente no dia 19, o parque ecológico registrou a presença de 12 mil pessoas, 8 mil somente durante a Santa Missa da noite. Ano passado o evento também registrou a presença de grande número de fiéis.

O local

Construído na nascente do Córrego Jaboti, um local para a meditação em contato direto com a natureza e ponto de partida do trajeto ?Caminho das Águas: Circuito da Fé?, o Parque Ecológico Santo Expedito é fruto de uma ação da Prefeitura de Apucarana que recuperou uma área que antes se degradava pelo acúmulo de lixo, entulho e ação da erosão. ?Este parque é um exemplo de recuperação do meio ambiente. Um milagre da natureza e da engenharia?, define o prefeito Valter Pegorer. Hoje o espaço oferece campo de futebol de areia, praça, parque infantil, anfiteatro e arquibancadas ao ar livre, capela ecumênica, portal/cenário, palco, gruta com a imagem de Santo Expedito, mirante com a imagem de Jesus Cristo, estacionamento, banheiros, muros de arrimo, piscinas de águas naturais, bancos, mirantes, calçamento, iluminação, drenagem e canalização. Além da festa anual, desde meados de 2004, todos os dias 19 de cada mês, centenas de fiéis de Apucarana e região participam de Santa Missa ? realizada ao ar livre – em homenagem ao Santo.

Cadastramento

A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Apucarana comunica que já cadastra artesãos e comerciantes que desejam participar na festa. Sem o devido credenciamento não será permito trabalho no local. Maiores informações 3423-0142 / 3424-2633 ou pessoalmente na Sematur, localizada à Rua Lapa, 324 ? ao lado do Colégio Glorinha.

Santo Expedito

Diz-se que Santo Expedito era comandante-chefe, de vida devassa, da XII Legião Romana, aquartelada na cidade Melitene, principal núcleo da província romana da Armênia, no fim do século III. Um dia tocado pela graça do Espírito Santo, resolveu converter-se. Foi então que o espírito do mal lhe surgiu sob a forma de um corvo que gritava: ?amanhã?. Não querendo adiar mais sua conversão, o Santo respondeu: ?hoje?, pisoteando o corvo. É por isso que Santo Expedito é invocado para a resolução de problemas urgentes. Santo Expedito ajuda pessoas com problemas urgentes e de difícil solução. O Santo é também, para os católicos, protetor dos militares, estudantes, jovens e viajantes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo